Planejamento escolar: por onde começar?

 Planejamento escolar construído pelo(a) professor(a)


O planejamento de aula é peça fundamental para um bom desempenho dos professores frente a seus alunos e mais produtividade e interesse vindo destes. Através do planejamento, nós professores conseguimos prever e organizar seguintes pontos:

  • Conteúdo previsto: E importante planejar o conteúdo que irá abordar naquela aula, se será o suficiente para o tempo previsto nesse dia, ou pouco, ou muito e terá que dividir em mais aulas. 
  • Objetivos: O que você quer alcançar em relação a aprendizagem e habilidades dos alunos a partir desta aula? Pode ser para trazer um conteúdo novo de forma lúdica, avaliar o raciocínio lógico, coordenação motora ampla e fina, trabalho em grupo/equipe, leitura e escrita, entre tantas outras opções.
  • Recursos utilizados: É importante ver o que irá utilizar nos planejamentos e conferir se os materiais pensados contém na escola. Quanto menos improviso de última hora melhor!
  • Possíveis dúvidas dos alunos: Quando é planejado a chegada de um conteúdo novo para ser trabalhado, importante já prever algumas dúvidas mais prováveis pelos alunos, para que assim, consiga agir com mais praticidade no momento de aula sem se enrolar na explicação.
O primeiro momento de aula inicia com as atividades de aquecimento onde há uma sondagem com os alunos do que já sabem ou já ouviram falar sobre o conteúdo a ser trabalhado. Este conhecimento prévio vindo dos alunos auxiliará para dar continuidade no assunto abordado. 

É importante salientar que o processo de avaliação dos alunos é contínuo e não se resume a uma mera atividade descritiva ou objetiva mas sim referente a vários momentos e atividades trabalhadas, desde a sondagem inicial, construção de seminários, pesquisas realizadas, entre outras possibilidades.

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