Rotina diária: Qual sua importância no desenvolvimento infantil?
Afinal, qual a importância da rotina na infância?
A infância no decorrer dos anos foi se modificando. Há uma diversidade de modelos familiares, as vezes composto por vô e vó, mãe, mãe e pai, a casa da mãe e a casa do pai, e assim por diante. Somado a isto, também vieram junto mais compromissos extracurriculares com local e horário marcado onde a criança também possui uma agenda com vários horários marcados e uma escola em turno integral.
Desse modo, é de extrema importância a criança ter uma rotina organizada em meio a tantas atividades e locais onde perpassa durante as semanas. Desse modo, nós como educadores precisamos alinhar junto a família como é a rotina dos nossos alunos, ou seja: Há horário fixo para dormir e acordar? Tem terapias e atividades fora da rotina escolar? Frequenta mais que uma casa durante a semana? Pois, a quebra de rotina sem previsibilidade pode acarretar alguns comportamentos como ansiedade, medo, irritabilidade bem como a crise de desorganização.
Quando tenho alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) sempre procuro trabalhar com a previsibilidade trazendo o que irá acontecer pela frente de modo que, a criança tendo conhecimento das próximas tarefas do dia de forma clara e objetiva receba com mais leveza e tranquilidade.
Com a rotina estruturada podemos desenvolver:
- Previsibilidade: A criança já sabe o que irá acontecer em seguida, como por exemplo, horário do lanche, momento de pátio, quem irá buscá-la aquele dia na escola,... A previsibilidade transmite na criança maior segurança, principalmente no período de adaptação escolar.
- Organização: Sabendo o que irá acontecer naquele dia a criança ficará mais tranquila e se organizará sem improvisos e surpresas. É importante para a criança organizar sua mochila conforme as atividades que irá realizar naquele dia, ou até mesmo saber o horário aproximado que sua família irá buscá-la na escola. Já pensou no dia da biblioteca e deixar o livro em casa? Ou no dia do futebol esquecer o uniforme?. Isso são alguns dos famosos gatilhos que podem desencadear uma desorganização.
- Melhor compreensão das atividades diárias: Explicando a atividade que irá acontecer posteriormente e tirando as dúvidas simples da criança de forma individualizada, isto é, com atenção direcionada somente para ela, ficará menos ansiosa.
Como trabalhar a mudança/quebra de rotina?
- Antecipe uns dias antes o que irá acontecer de diferente, seja um passeio, mudança de escola, residência, professor,...
- Construa planos visuais: traga fotos de pessoas e objetos que fazem parte do dia-a-dia da criança, imagens ou até mesmo construa um quadro de rotina visual.
- Se a mudança for referente a lugares leve a criança antes para conhecer, como por exemplo, a escola que irá frequentar, se possível apresentar a sala de aula, professora regente que irá lhe receber,...
Se você gostou do conteúdo compartilhe para que possa chegar para mais pessoas!!! Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário